quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sem começo nem fim

A etimologia, suposta ciência, analisa o etimo, a origem das palavras e nos dá, por isso mesmo, seu significado. É similar ao trabalho de procurar a palavra no dicionário e quanto a isso não apresenta dificuldade alguma.
Assim, paradoxal, significa: idéias que caminham em paralalo, (para - paralelo, doxia - idéia em grego); tautológico é a tabela de verdade que é verdadeira do começo ao fim; Metafísica é o que está além(meta) da física ou do físico, se preferir; e eterno é o que não tem começo nem fim, como Deus que existe antes do tempo e para além dele, ou o amor platônico que existe desde sempre e sempre existirá.
Alguns acreditavam que esse saber, talvez fosse melhor usar, saber, no lugar de ciência era suficiente, ou seja, saber o que as palavras significavam era o suficiente, mas como sabemos agora, saber o que significam as palavras não te dará tudo, ou pelo menos camufla outros significados possíveis e que são seus ou meus, ou de cada um, como você disse; e isso se apresenta como verdade, posto que, quando digo Morena, posso dizer isso de três pessoas ao mesmo tempo, como já disse tempos atrás, e pra saber do que falo, precisa da experiência ou ver o que vejo.

Nenhum comentário: