sábado, 28 de fevereiro de 2009

Noções de História

Há aqueles que consideram a História segundo uma suposta "linha", na qual os fatos se sucedem linearmente, como é evidente. Para estes ocorre, sempre, uma evolução e, por consequência, os últimos tempos são os melhores, pois acumulam, e resultam, de todos os anteriores. Então, por simples acumulação, vivemos no melhor dos tempos.
Outros, por sua vez, entendem que a História acontece em "ciclos", sendo assim, existem períodos de apogeu e de declínio. Para estes, entre outras coisas, é preciso uma análise dos fatos para determinar se o momento histórico é bom ou não; poderiam argumentar, então, que Paris no século XIV foi o apogeu dos tempos modernos, termo que, aliás, significa, os do nosso tempo, e que depois disso, decaimos, ou caminhamos para outro lado do círculo, numa revolução eterna.
Haveria uma terceira que tenta articular as duas anteriores: teria, então, a forma de uma espiral. Assim, as revoluções apresentam uma certa repetição dos tempos anteriores considerada a evolução do passar do tempo.

Nenhum comentário: